Projeto Ensinando a Pescar conclui curso de Pintor de Obras

O primeiro curso profissionalizante de Pintor de Obras, do turno da tarde, foi concluído no dia 6 de outubro de 201’7, com o objetivo de qualificar jovens que cumprem medidas socioeducativas. A turma da manhã encerrou as atividades no dia 14 do mesmo mês A formação é viabilizada por um Termo de Cooperação Técnica firmada entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público, Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), SENAC e SENAI.

Com carga horária de 80 horas-aula, o Curso de Pintor de Obra ocorreu dentro do Projeto ‘Ensinando a Pescar’, idealizado pela presidente da Aemp, Ana Lúcia de Alencar Pereira. Durante os ensinamentos, os alunos, além das aulas teóricas, tiveram a oportunidade de aprender a pintar madeira, ferro, concreto, a fazer textura e a calcular a quantidade de massa e tinta para uma obra. Ao final de cada curso, os alunados recebem o certificado.

As aulas foram ministradas no Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima, em João Pessoa. A próxima formação será de Instalador Hidrossanitário e terá início dia 18 deste mês, com 100 horas-aula. Estão sendo oferecidas 36 vagas, sendo 18 alunos por turno (manhã e tarde). A proposta é que sejam disponibilizadas outras opções de ensino, inclusive para as adolescentes em conflitos com a lei.
O Termo de Cooperação, firmado no mês de agosto deste ano, vai permitir, também, a realização de outras formações.

O Creas está responsável por traçar os perfis dos adolescentes em cumprimento de medida sócioeducativa para que possam ser encaminhados para o curso adequado, de acordo com a idade e grau de instrução. Faz, ainda, o acompanhamento e a avaliação individual do aluno, com relação à execução do curso. A aferição é encaminhada aos juízes das Varas da Infância e da Juventude da Capital.

A presidente da Aemp, registra, também, que estabeleceu a boa parceria com o presidente da FIEP, SENAI e SESI, Francisco de Assis Benevides Gadelha. A FIEP/SENAI oferta, gratuitamente, os cursos, material didático e os equipamentos, enquanto a Aemp cede o prédio do Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima, na Rua Rodrigues Chaves s/n, na Capital, onde as aulas continuarão a ser ministradas.

De acordo com Ana Lúcia, o objetivo do Projeto ‘Ensinando a Pescar’ é qualificar os jovens para uma profissão, nesse período que cumprem as medidas socioeducativas. “Foi um sucesso o primeiro curso. Sentimos isso durante as aulas teóricas e práticas. Nesse período, os alunos foram evangelizados”, falou Ana Lúcia.

A presidente da Aemp ressaltou, ainda, que em vez de fazerem serviço comunitário, os jovens podem optar por cumprir a medida socioeducativa estudando no Centro. Lá, eles recebem lanche toda tarde, com um cardápio diferente a cada dia, feito por nutricionista. “Depois, vão ter o certificado do SENAI, que é um diploma de peso”, reforçou, destacando, também, que são garantidas as passagens para que os jovens possam se deslocar até o Centro Profissionalizante.

Segundo o professor Jorge Eduardo Lucena, o curso foi fundamental. “A profissionalização sempre é boa para que os jovens possam buscar o primeiro emprego e ter sucesso profissional”, analisou.

Para o aluno Marcos Virgínio da Silva, foi uma boa oportunidade. “Achei muito interessante a iniciativa da doutora Ana”, disse. “Achei perfeito, além de ocupar a mente, encaminha a gente para uma vida profissional”, disse o aluno Daniel Macedo de Oliveira

Para o presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, é importante apoiar o projeto, porque essa é uma forma de ressocializar os jovens e oportunizar uma perspectiva de que, futuramente, eles tenham uma profissão e mudem de vida.

Por Kubitschek Pinheiro