Na tarde desta quarta-feira, 27, a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba esteve promovendo uma palestra sobre o Setembro Amarelo, para as coordenadoras e integrantes do coral da AEMP. O encontro aconteceu no auditório da AEMP e contou com a participação da Psicóloga do Tribunal de Justiça da Paraíba, Tahisa Cavalcanti, e estudantes do curso de Psicologia da UNINASSAU.
A Presidente da AEMP, Maria da Glória Oliveira, iniciou a palestra agradecendo a presença de todos e comentou sobre a importância prevenção ao suicídio. “O setembro amarelo vem para conscientizar as pessoas e hoje iremos escutar uma palestra maravilhosa, com ensinamentos importantes, que merecem toda atenção e respeito”, ressaltou.
No encontro, Tahisa Cavalcanti, explicou como a depressão acontece e como proceder diante da doença. “Como podemos ajudar alguém que está deprimido? Quando a gente vê mudança de comportamento, alteração no sono, a pessoa passa a dormir demais ou a ter insônia, também existe uma alteração no humor e na alimentação”, detalhou. E ainda, acrescentou, “A depressão é fatorial, quando observamos pessoas ao nosso redor com essas alterações, precisamos conversar com ela, perguntar se já buscou ajuda com um psicólogo ou psiquiatra. É isto que podemos fazer para ajudar o outro”, complementou.
Os ouvintes puderam participar da palestra, através de uma dinâmica realizada de “Mito ou verdade” sobre o suicídio.
O Setembro Amarelo é iniciativa da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e do Conselho Federal de Medicina. A ação foi instituída no Brasil em 2014 e visa reduzir os índices de suicídio. A campanha se estende por todo o mês de setembro, tendo como data principal o dia 10/09, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188)l e chat 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
Por Ana Paula Caminha