JANEIRO BRANCO 2022, AEMP APOIA ESTA CAUSA

A Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba apoia a Campanha “Janeiro Branco”, que tem como objetivo estimular a conscientização para melhorias da saúde mental.

A Psicóloga Clínica e Coordenadora de Saúde Mental da GEVID – TJPB, Penha Pontes, explica sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional. “O mês está terminando, mas os cuidados da saúde mental deve ser todos os dias e momentos. O melhor investimento que se deve fazer é na sua saúde mental, psicológica e espiritual.”, afirma.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 11 milhões de brasileiros sofrem de depressão e 18 milhões têm distúrbios ligados à ansiedade. Por isso é importante levar a mensagem da campanha às pessoas e gerar reflexões sobre este tema.


“Precisamos cuidar da nossa auto estima, cuidar da nossa qualidade de vida, e investir nas atividades físicas, laser, sair de um ambiente que não te faz bem. É importante olhar para subjetividade, para dentro de si e ver o que é precisa fazer para viver com felicidade. É isto que o “Janeiro Branco” quer chamar atenção, é a maneira como você está lidando consigo mesmo”, ressalta, Penha Pontes.

Por que em janeiro? – Iniciado em 2014, pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende, a Campanha Janeiro Branco é formada por voluntários de todo Brasil, que se engajam para disseminar informações e dados sobre saúde mental. O Movimento ocorre no primeiro mês do ano porque, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

Por Ana Paula Caminha