AEMP APOIA A CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO”

Iniciou o mês de Setembro e a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP), em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba (GEVID/TJPB), apoia a o Setembro Amarelo, campanha que visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio. O tema desde ano é “Agir salva vidas”.

A Presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba, Carmen Benevides, na última segunda-feira, 31, gravou um vídeo para essa ação e reforçou a importância dos cuidados à saúde mental. “Neste mês temos como objetivo a valorização  da vida. A AEMP está à disposição dos servidores, magistrados e ao público em geral, com nossos serviços de atendimento psicológico e distribuição do material educativo”, disse Carmen Benevides, e pontuou, “Lembre-se: A base da vida é Deus. Ele que te sustenta e nunca te abandona”.

O Setembro Amarelo é iniciativa da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e do Conselho Federal de Medicina. A ação foi instituída no Brasil em 2014 e visa reduzir os índices de suicídio. A campanha se estende por todo o mês de setembro, tendo como data principal o dia 10 deste mês, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

DADOS – Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, os casos passam de 12 mil. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. A OMS reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública, por ser evitável, e reforça a necessidade de que os países incorporem estratégias comprovadas de prevenção ao suicídio em seus programas nacionais de saúde e educação de maneira sustentável.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188)l e chat 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

 

Por Ana Paula Caminha.