Reeducandos do Hitler Cantalice e Júlia Maranhão começam a ser capacitados em confeitaria

A Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba, na manhã desta segunda –feira, 26, esteve presente na solenidade de abertura do curso profissionalizante de confeitaria, no Presídio Feminino Júlia Maranhão. A capacitação acontece por meio da parceria da AEMP, Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca da Capital, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Administração Penitenciária.

32 apenados do Presídio Feminino Júlia Maranhão e da Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, estão sendo beneficiados. O curso tem uma duração aproximada de 40 dias letivos, com 160 horas. As aulas acontecem sempre das 8h às 12h, e 13h. Uma carreta do Senai está estacionada em frente ao Presídio Júlia Maranhão, com toda a estrutura de uma confeitaria. Ao final do curso, os reeducandos sairão com o certificado de confeiteiros e aptos para o mercado formal de trabalho.

A presidente da AEMP, Solange Franca, lembrou aos apenados que eles estão recebendo uma ótima oportunidade de se qualificarem. “É uma oportunidade que Deus está dando à vocês. Nós estamos aqui, porque acreditamos em cada um. Que vocês aproveitem essa oportunidade”. E adiantou, “Estamos, também, lutando pelo empreender, para que com isto vocês possam ter uma profissão retomando à cidadania”.

O juiz titular da Vara de Execução Penal (VEP) de João Pessoa, Carlos Neves da Franca Neto, explicou que esse é um grande projeto voltado para uma cooperação técnica que será ampliado com mais cursos. “Hoje, estamos fazendo o lançamento da capacitação de confeitaria. Temos pessoas dos regimes aberto, semiaberto e fechado. Iniciativas como essa são de fundamental importância para a ressocialização dos apenados”, comentou o magistrado. Segundo ele, as horas/aula servirão para remição de pena.

Para a diretora do Presídio Júlia Maranhão, Cinthya Almeida, a parceria vai gerar muitos benefícios. “Gostaria de expressar minha felicidade e minha gratidão, por mais essa parceria frutífera. O meu desejo é que esse seja o primeiro de uma série de cursos profissionalizantes ofertados aos os nossos internos. A Seap está de braços abertos para toda e qualquer parceria”, comentou.