A Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp), que tem à frente a psicóloga Ana Lúcia Alencar Pereira, recebeu, esta semana, o Diploma “Padre Zé Coutinho” do Rotary Clube Internacional de Tambaú Distrito 4500, “em reconhecimento à prestação de significativos serviços humanitários prestados à humanidade, na área social”. O Rotary é presidido por Salviano Filho. A honraria foi pelo trabalho de todas as gestões, que se caracteriza pelas ações de cunho social realizadas nos últimos anos.
A história de filantropia da Aemp nasceu exatamente há 30 anos, quando da sua fundação, em 29 de abril de 1988, pela advogada Olga da Cunha Ramos. Surgia uma entidade formada por mulheres do Judiciário paraibano com a finalidade de ajudar pessoas idosas em abrigos, enfermos nos hospitais, creches, ONGs etc.
Esse viés filantrópico ganhou destaque na atual gestão, que promoveu uma verdadeira reestruturação quanto às prioridades da associação, pautando-se pelo princípio da atuação social.
“Assim vem caminhando a Aemp nesses anos todos, com suas presidentes e coordenadoras, que deram continuidade a semente plantada por Dona Olga Ramos, transformando a Associação numa árvore frondosa, cujos frutos são colhidos e distribuídos com os mais carentes” ressaltou Ana Lúcia.
Braço social do Tribunal de Justiça da Paraíba, a Aemp tem recebido o apoio do Poder Judiciário paraibano em diversas ações e projetos, a exemplo da que principiou os trabalhos que renderam à condecoracão: a Campanha ‘Tribunal Solidário’, na qual o TJPB e Aemp arrecadaram toneladas de alimentos para os flagelados da seca do Vale do Piancó.
Outro exemplo de parceria entre o TJ, Aemp e outros poderes, A Aemp ainda foi responsável pela realização da palestra do escritor internacional Augusto Cury, contando com o apoio de outras instituições públicas e privadas, resultando na arrecadação de fraldas geriátricas que foram doadas ao Amem e a Aspan – abrigos de idosos de João Pessoa.
A entrega de tênis de futsal e bolas doadas pelo jogador Hulk ao projeto “Meninos de Santa Teresinha” foi mais uma ação da Aemp, que também contou com o apoio de TJPB. O projeto foi idealizado pelo servidor do Poder Judiciário estadual, Humberto Morais, e visa retirar crianças e adolescentes das ruas e prepará-los para a sociedade, através da prática do esporte.
“Na atual gestão da Aemp, outra atividade que se destaca é o ´Projeto Ensinando a Pescar´ que realiza cursos profissionalizantes destinados a adolescentes que cumprem medidas sócio educativas, permitindo que tenham chances de chegar ao mercado de trabalho com qualificação”, disse a presidente da Aemp, acrescentando que outros cursos estão sendo oferecidos também para os adolescentes que cumprem medidas sócio educativas e para à comunidade carente, como o de esmalteria, cabelo e maquiagem, bolos e confeitaria.
A formação acontece no Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima, localizado na Rua Rodrigues Chaves, s/n, Centro de João Pessoa, de propriedade da Aemp.
Sobre o prêmio recebido pela AEMP, a presidente ressaltou a importância para a continuidade dos trabalhos sociais desenvolvidos, afirmando que “A ação social será um viés de comunicação entre as magistradas e esposas de magistrados, sócias ou não, e as comunidades carentes das diversas regiões deste Estado da Paraíba, concretizando o espírito de fraternidade que deve existir naqueles que fazem parte da associação, revelando o amor fraterno, de irmandade humana, que torna plena a ideia da cidadania. A atuação social será, assim, concretizadora de valores humanitários, sempre voltada para a ajuda aos mais necessitados”.
O Rotary Clube Internacional Tambaú foi fundado em 1991 e está completando 27 anos de atividades na área social. Não dispõe de sede própria, mas as reuniões acontecem no Tambaú Hotel.
Por Kubitschek Pinheiro