O Outubro Rosa e o Novembro Azul são campanhas de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de próstata, que recebem mais visibilidade durante o mês de Outubro e Novembro, todos os anos. Pensando nisso, a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba, junto a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal de Justiça da Paraíba, organizou uma palestra focando orientações sobre esses dois cânceres que acometem milhares de mulheres e homens, não apenas no Brasil, mas no mundo.
A palestra trouxe à lume a importância do acesso a informações sobre essas doenças para as magistradas, servidoras, magistrados, servidores e colaboradores do TJPB sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e da próstata. Contou com a participação da juíza Renata da Câmara Pires Belmont, da 8ª Vara Cível, que destacou a importância de cuidarmos do nosso corpo, “O nosso corpo não é só o nosso corpo, é a nossa vida.”
Antes do início das palestras, tivemos a presença do Servidor Rodrigo Nóbrega Rocha Xavier, que compôs, e recitou, um belíssimo cordel sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul.
A médica da Gevid, Honorina Fernandes Nogueira, fez a mediação da mesa, que contou com a presença da médica mastologista, Dra. Lakymê Mangueira e do médico urologista, Dr. Fábio Mastines.
A mastologista Lakymê Mangueira Porto, que é coordenadora da Residência Médica de Mastologia da UFPB e médica no Hospital Napoleão Laureano, foi a responsável por apresentar e conscientizar sobre o Outubro Rosa, mês dedicado ao Câncer de Mama. Destacado a importância e uma rotina médica, hábitos saudáveis e o acesso a mamografia, para que haja um tratamento adequado e que se mostre eficaz.
O urologista Fábio Martinez, coordenador de Urologia do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, destacou a importância do homem se cuidar ao longo da vida e mostrou, principalmente, que é significativo quebrar o tabu sobre homens fazerem o exame de próstata e se cuidarem, destacando a relevância do diagnóstico precoce para a cura da doença.
Ao final do evento, tivemos a apresentação do Coral da AEMP, que nos presenteou com uma apresentação bela das músicas Carta Ao Tom 74, de Chico Buarque e É Preciso Saber Viver, da banda Titãs.
Ao encerrar o evento, a Dra. Maria da Glória Oliveira, presidente da AEMP, lançou o II Natal Solidário, que será voltado para os servidores dos serviços gerais do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tanto prezam por todos.