AEMP REALIZA ENTREGA DE KITS DE HIGIENE PESSOAL ÀS CATADORAS DE RECICLAGEM

A Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba inicia o mês de junho realizando entrega de Kits de Higiene Pessoal às mulheres catadoras de material reciclável.

Em uma tarde festiva e solidária nesta quarta-feira, 01, A Presidente da AEMP, Carmen Benevides, esteve na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Timbó para distribuir os kits arrecadados no evento em comemoração ao Dia das Mães – Uma Tarde em Paris. “Em todas as datas comemorativas fazemos alguma coisa para arrecadar doações, para poder presentear alguma associação que esteja precisando desse apoio. Como tenho uma admiração muito grande pela categoria de vocês, acho bastante bonito e digno o trabalho que desenvolvem, no mês de maio escolhi as catadoras de resíduos para serem presenteadas com os kits arrecadados”, explicou.

No local, a Presidente da AEMP, ainda, ressaltou a satisfação de estar vivenciando o momento com as mulheres. “Para mim é uma alegria muito grande em poder estar aqui com vocês, com pouco, mas este pouco é de coração. Estamos fazendo uma parceria com a UEPB, através da Professora Fátima Araújo, e dentro do possível estaremos novamente com vocês”, disse.

A Professora Fátima Araújo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Coordenadora do Projeto de Extensão “Mobilização Inclusão e Formação de Catadores/as de Materiais Recicláveis do Município de João Pessoa”, agradeceu o apoio da AEMP e comentou sobre o serviço desenvolvido na 0comunidade de Timbó.  “A gente fica muito feliz por receber uma visita tão importante. Esta associação do Timbó é recém-criada, na verdade, estamos trabalhando desde 2014, houve todo um processo de mobilização e identificação dos catadores, até que eles chegaram a concluir que queriam formar uma associação. (….). No dia 22 de dezembro de 2021 foi consolidado o processo”, detalhou.

De acordo com Fátima Araújo, “A Associação é composta por mais de 120 catadores, com 80% formado por mulheres”.

Na tarde solidária, a Psicóloga da Gerência de Qualidade de Vida (GEVID), Penha Pontes, também deixou uma palavra de incentivo às mulheres presentes. “A profissão de vocês é tão digna quanto a minha como psicóloga. Todas as profissões são lindas, imagina uma sociedade sem os catadores? Nós precisamos tanto de vocês, quanto vocês precisam de nós, então se fortaleçam, valorizem este espaço”, declarou Penha.

Línia Farlene, Presidente da Associação dos Catadores de Timbó, trabalha há três anos com reciclagem, contou um pouco da sua história. “Quando fiquei desempregada não tinha outra coisa para fazer, então tive que procurar a ser catadora de reciclagem, mas eu acho um serviço digno como qualquer outro. Supriu-me, supriu as minhas filhas e não faltou nada até hoje”, comentou. E, destacou, “É muito importante para as catadoras serem reconhecidas, pois sofrem muito. Dependemos disso para criar os filhos, sustentar e dar uma alimentação saudável, mas temos fé em Deus que tudo vai dar certo”.

Dados – No dia 07 de junho é o Dia Nacional de Luta dos Catadores de Materiais Recicláveis. De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR) existem mais de 800 mil catadores e catadoras em atividade no país, sendo que 70% desse número são do gênero feminino.

Por Ana Paula Caminha