A Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp) numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Município de João Pessoa (Sedes) e a Associação de Notários e Registradores da Paraíba (AnoregPB) vão realizar o primeiro casamento coletivo da atual gestão da Aemp, no próximo dia 22, às 16h, no Centro Cultural de Mangabeira. Cerca de 70 casais vão dizer sim e receber a certidão da união.
A ideia surgiu a partir da necessidade observada pelas coordenações dos Centros de Referências da Prefeitura (Cras), que atendem usuários com vulnerabilidades sociais. diversas e relataram vivenciar uniões de fato e a vontade de contrair matrimônio com essas pessoas, que por lei têm direito ao casamento civil gratuito. A Sedes, por sua vez, fez a captação documental e intermediou as parcerias, com a Aemp, AnoregPB e o Cartório Azevedo Bastos.
Para a presidente da Aemp, Ana Lúcia Alencar Pereira, essa era uma ação buscada desde o início da sua gestão. “Buscamos proporcionar um momento único de celebração do sacramento matrimonial e, minimamente, incrementar a felicidade natural da união de vários casais”, refletiu.
Segundo Neusa Lutfi, assessora Jurídica da Diretoria de Assistência Social da Secretária de Desenvolvimento Social, “a iniciativa para captação dos usuários, que pretendem contrair matrimônio civil com recebimento de documentação e cadastro em plataforma digital disponibilizada pelo cartório Azevedo Bastos, foi intermediada pela AnoregPB, Aemp e várias empresas privadas (floristas, aluguel de vestidos de noivas, bolo de noivas), que, juntos, sediarão o matrimônio e toda a logística do evento”.
O secretário Eduardo Pedrosa considerou a iniciativa muito importante, por legalizar a situação de muitos casais que estão juntos há anos, mas sem o documento civil. “Esse trabalho é fundamental. Realizar os casamentos comunitários, cujo casais precisam dessa certidão que é muito relevante”, disse Eduardo.
Por Kubitschek Pinheiro