‘Gestão de Emoções’ é tema abordado por Augusto Cury em evento realizado pela AEMP

Numa ação beneficente promovida pela Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp), o professor, escritor e psiquiatra Augusto Cury proferiu a palestra ‘Gestão das Emoções: Treinando as emoções para ser feliz’. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (29), no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, no TCE, em João Pessoa, e teve caráter filantrópico: por meio dele, foram arrecadadas fraldas geriátricas e latas de leite, que serão destinadas à Associação Promocional do Ancião (ASPAN) e Associação dos Idosos Mata do Amém, situadas em João Pessoa e Cabedelo.
Num linguajar acessível e descontraído, Augusto Cury falou à plateia, como se para alunos. “Falar sobre a emoção é falar sobre os bastidores da mente. Aprender a gerir as emoções é vital para ser saudável, capaz de desenvolver uma mente brilhante e de dar respostas positivas a situações estressantes”, explicou o professor e psiquiatra, ao apontar a necessidade de ‘reciclar o lixo mental’.
Augusto Cury expôs sobre a natureza dos pensamentos, o processo de construção e registro e o autocontrole, que, segundo ele, está na base da formação da personalidade e de todo comportamento global do ser humano. “Se vocês não cuidarem da qualidade dos pensamentos e sentimentos, não estarão cuidando da qualidade da própria evolução, pois tudo ficará registrado”.
O psiquiatra afirmou, ainda, que é preciso proteger a emoção. “Porque ela é, frequentemente, ingênua e precisa ser regida pelo ‘eu’. Além disso, é preciso saber que todo aquele que fere é uma pessoa ferida. E que não podemos mudar ninguém, mas podemos piorar as pessoas, ou contribuir com elas”, refletiu.
Perguntado sobre o sucesso de tantos livros publicados em diversos países, o palestrante afirmou que o segredo é escrever com o objetivo de contribuir para a humanidade. “Nosso sucesso é dar o melhor de nós para fazer os outros felizes, inteligentes e generosos. Meu objetivo é que algumas ferramentas vitais, com as quais trabalhei na Psiquiatria e estudei como pesquisador da Psicologia, possam ser aproveitadas pelas pessoas de todos os povos”, declarou.
Com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público Estadual (MPPB) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), a palestra foi prestigiada por magistrados, conselheiros, membros do Ministério Público, advogados e servidores das respectivas instituições.
Ao abrir a noite, a presidente da Aemp, psicóloga Ana Lúcia Alencar Pereira, agradeceu a presença e as doações que foram feitas pelos participantes e convidou as pessoas a participar dos projetos solidários, que vêm sendo desenvolvidos pela Associação.
”Nós que fazemos a Aemp estamos felizes por realizarmos mais uma ação social, desta vez, voltada para os idosos, da AMEM e da Aspan. Trazer o escritor Augusto Curi é um presente de Deus. Ele é autor nacional, com diversos livros publicados. Esse é um grande sonho que realizamos”, disse.
O presidente do TJPB, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, afirmou que a gestão atual pretende abraçar causas solidárias, em prol dos mais carentes. “A Aemp viu, através deste evento, uma grande chance de angariar recursos para estas entidades, que cuidam de pessoas necessitadas. Em todas as oportunidades, estaremos envolvidos com estas ações sociais”, adiantou.
Outros órgãos parceiros – Presente na palestra, o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, adjetivou de ‘produtiva e eficaz’ a parceria estabelecida, com a finalidade de arrecadar doações. “Essa ação da Aemp envolvendo, também, o TJ, o TCE e o MP, com muita força e alegria, junta-se às atribuições da nossa OAB”, declarou.
O representante do órgão que recepcionou o evento, conselheiro André Carlo Torres Pontes, presidente do TCE, também ressaltou a riqueza das parcerias com o TJPB em diversas áreas, assim como destacou a importância de estarem as entidades e demais Poderes unidos em prol da iniciativa.
“Além da causa, temos a honra de participar deste conceituado encontro, numa palestra sublime, de um escritor de repercussão internacional, Augusto Cury, que nos presenteia com dicas e conhecimentos sobre as emoções”, afirmou.
A iniciativa da Aemp também foi destacada pelo promotor de Justiça Alley Borges Escorel. “Importante demonstração de preocupação com pessoas que precisam deste apoio: os idosos que vivem em abrigos. Um gesto humano digno de aplausos”, afirmou.
Augusto Cury tem proferido palestras, com caráter motivacional. Possui obras publicadas em mais de 60 países e, no Brasil, vendeu mais de 25 milhões de livros.
Por Gabriela Parente e Kubitschek Pinheiro